sexta-feira, 17 de março de 2017

Fisiologia do Sistema Digestivo - Digestão

Boca

Digestão física: Mastigação - os alimentos são triturados e rasgados, através da ação dos dentes, língua e dos músculos da face. O objetivo é separar os alimentos em porções menores para ser mais fácil de digerir.

Digestão química: Ocorre com sucos que contêm enzimas. A ensalivação consiste  na mistura dos alimentos com a saliva (água + enzimas). Os órgãos que intervêm são a língua e as glândulas salivares. A amílase contida na saliva desdobra o amido (polissacarídeo) em maltose (dissacarídeo), água e amílase salivar.

Os processos da mastigação e da ensalivação transformam o alimento em bolo alimentar.

Deglutição

O bolo alimentar passa para a faringe através deste fenómeno. A língua levanta e empurra os alimentos para trás, o véu do paladar levanta e tapa a comunicação com as fossas nasais, a epiglote tapa a comunicação com o sistema respiratório, e o bolo alimentar desce.
Resultado de imagem para deglutição
https://comerouvirfalar.wordpress.com/2015/10/20/deglutição/
 
 



















Esófago

Digestão física: O bolo alimentar é empurrado através dos movimentos peristálticos, contrações dos músculos do órgão (processo físico).

Digestão química: As enzimas da boca continuam a atuar no bolo alimentar, porque o esófago tem pH neutro, como na boca.

Estômago

Digestão física: O estômago recebe os alimentos, depois, o esfíncter cárdico fecha e as paredes do estômago fazem uma onda a cada 20 segundos, facilitando o contacto entre o bolo alimentar eo suco gástrico. Estes movimentos também ajudam a separar o bolo em porções ainda menores.

Digestão química: O suco gástrico é composto por enzimas e ácido clorídrico. É fundamental por conter as enzimas que atuam no pH ácido do estômago e porque, por ser ácido, destrói as bactérias presentes no estômago. As enzimas que atuam no estômago são a pepsina (desdobra as proteínas em polipeptídeos) e a lipáse gástrica (separa os lípidos em ácidos gordos e glicerol).

Os dois tipos de digestão transformam o bolo alimentar em quimo-pasta homogénea que passa em jatos intermitentes através do píloro para o duodeno.

Intestino delgado

Digestão física: Movimentos peristálticos

Digestão química: Ação das enzimas, suco intestinal, suco pancreático e bílis

Transformam o quimo no quilo.

Intestino Grosso

Ocorre a absorção da água e sal. Existe produção de vitamina K e B12. A subtração de água dos restos não digeridos produz uma massa a excretar - as fezes.




Sem comentários:

Enviar um comentário