segunda-feira, 15 de maio de 2017

sistema respiratório - fisiologia

O objetivo do oxigénio é realizar a atividade celular. A atividade celular tem como objetivo a libertação de CO2.

O ar entra pelas fossas nasais, onde é humidificado e aquecido pela mucosa, e filtrado pelos pêlos. Na faringe, a epiglote trava o avanço do ar para o aparelho digestivo e condu-lo à laringe e posteriormente à traqueia.
Na traqueia, os cílios filtram o ar e passa para os pulmões. Os brônquios ramificam-se em bronquiolos e terminam nos alvéolos pulmonares onde se dão as trocas gasosas (hematose pulmonar).


A- Movimento de inspiração- Os músculos intercostais contraem-se as costelas sobem e deslocam-se para fora, aumentando a cavidade torácica. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.
B- Movimento de expiração- Os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro. O diafragma relaxa e sobe. Os pulmões contraem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.


Difusão: Passagem dos gases de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.


Resultado de imagem para difusão pulmonar

Morfologia do sistema respiratório



O sistema respiratório divide-se em vias respiratórias: fossas nasais , faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares, pulomões e orgãos auxiliares na respiração

Vias respiratórias

Fossas Nasais - Dois orifícios por onde o ar entra. É responsável pela humidificação do ar, através da mucosa, e filtra as impurezas do ar, através dos pêlos.

Faringe - Orifício que faz a transição do sistema respiratório com o digestivo, através da epiglote

Laringe - Localiza-se entre a faringe e a traqueia e faz a comunicação da faringe com os brônquios. Contém as cordas vocais, que vibram com a passagem do ar, principalmente na expiração.

Traqueia - Tubo com 10 a 12 cm. Localiza-se na parte anterior ao esófago, central na caixa torácica. Para não condicionar a respiração, a traqueia tem vários anéis cartilaginosos, abertos atrás para impedir o sufocamento. Está revestida por cílios em permanente movimento, que serve para filtrar o ar.

Brônquios - Bifurcação da traqueia, com estrutura semelhante a esta (cílios, anéis cartilaginosos). Os anéis estão fechados atrás. Levam o ar aos pulmões e ramificam-se em tubos mais finos, os bronquíolos.

Alvéolo pulmonar - Pequenos sacos com uma camada de células, que permitem a hematose pulmonar.

Pulmões

Dois sacos esponjosos com o mesmo tamanho. O pulmão esquerdo tem três lobos, o direito apenas dois. Permitem os movimentos respiratórios de inspiração e expiração.
Contém uma dupla membrana, a pleura, que segrega o liquido pleural, responsável pela lubrificação dos pulmões, evitando o seu colapso.
Resultado de imagem para pulmões anatomia

Orgãos auxiliares na respiração

A estrutura torácica, constituída pelas costelas e o externo, envolve os pulmões e o diafragma.

O diafragma é um órgão muscular em forma de sino, que separa os pulmões do abdómen. Quando o diafragma contrai, o tamanho da caixa torácica aumenta, e os pulmões expandem-se.

Fisiologia do sistema circulatório

Circulação sistémica - Grande circulação

Começa do lado esquerdo e transporta sangue rico em oxigénio.

Diástole geral → aurícula esquerda (Sístole auricular) → Ventrículo esquerdo (Sístole ventricular)
                                                                                                                                             ↓
                                                   Células  ← Capilares  ←   Arteríolas  ←   Artéria aorta  
     
Nas células, o oxigénio é absorvido e liberta-se dióxido de carbono. O sangue, agora rico em dióxido de carbono, volta ao coração.

Células →  Capilares→ Vénulas → Veias cavas → Aurícula direita


Circulação pulmonar - Pequena Circulação

Começa no lado direito e transporta sangue rico em dióxido de carbono.

Diástole geral → Aurícula direita (Sístole auricular) → Ventrículo direito (Sístole ventricular)
                                                                                                                                          ↓
     Alvéolos pulmonares ← capilares ← arteríolas  ←  artéria pulmonar       

Nos alvéolos pulmonares, o dióxido de carbono é transformado em oxigénio. O sangue, agora rico em oxigénio, volta ao coração.

Alvéolos pulmonares → Capilares → Venulas → Veias pulmonares → aurícula esquerda


          

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sistema circulatório - ciclo cardíaco

O ciclo circulatório demora em média 0,8 segundos e é constituído por três partes:


  • Diástole  geral, corresponde ao relaxe total do coração, demora 0,4 segundos. Nesta altura, o sangue começa a entrar nas aurículas.
  • Sístole auricular, dá-se a contração das aurículas para levar o sangue das auriculas para os ventrículos. Demora apenas 0,1 segundos
  • Sístole ventricular, dá-se a contração dos ventrículos, com o objetivo de empurrar o sangue para fora do coração. Demora 0,3 segundos.

Resultado de imagem para ciclo circulatorio

Sistema circulatório - Morfologia

O sistema circulatório é constituído por sangue, linfa, vasos sanguíneos e coração.

Vasos Sanguíneos: Condutores do sangue por todo o corpo.

  • Veias: Levam o sangue vindo de todo o corpo para o coração. As suas paredes são mais finas que as das artérias.
  • Artérias: Levam o sangue do coração para o resto do coração. Têm paredes espessas e maleáveis/dilatáveis.
  • Capilares: Levam o sangue aos tecidos, para fornecer oxigénio às células. As suas paredes têm apenas uma camada de células para permitir a troca de nutrientes. Ligam artérias a veias.
As artérias ramificam-se em arteríolas, que por sua vezes se dividem em capilares. Os capilares juntam-se em vénulas, que por sua vez se juntam formando as veias.

Nos membros inferiores, o sangue circula através da existência de válvulas, responsáveis pela formação de varizes quando estas têm um mau funcionamento.

Coração

Resultado de imagem para coração morfologia
O coração localiza-se no centro da caixa torácica, inclinando-se ligeiramente para o lado esquerdo. Tem três camadas: o pericárdio- parte externa que protege o coração do impacto dos pulmões; O miocárdio - camada espessas onde se encontram os vasos sanguíneos; O endocárdio - camada mais profunda que reveste o interior do coração.

O coração divide-se em entradas dos vasos sanguíneos: aurículas, direita e esquerda, e ventrículos, direito e esquerdo. No centro localiza-se o septo, que faz a divisão do lado esquerdo, onde circula sangue arterial, do lado direito, onde circula sangue venoso.

Válvulas auriculoventriculares- fazem a conexão da auricula com o ventriculo, através da válvula bicuspida, do lado esquerdo e tricúspida, do lado direito. 

Coronárias - vasos sanguíneos do coração.

Veia cava - aurícula direita
Veias pulmonares - aurícula direita
artéria pulmonar - ventrículo direito
artéria aorta - ventrículo esquerdo